RLAH

Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Revista Latino-Americana de História- UNISINOS?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

 

ARTIGOS (DOSSIÊ OU LIVRE)

 

Poderão submeter a esta seção alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu e doutores.

Leia o foco e escopo da RLAH no link de políticas de seção.

As contribuições poderão ser apresentadass para  Dossiê Temático ou para a seção de Artigos Livres. 

Em ambos os casos, as contribuições deverão observar as seguintes orientações: 

 

1.1.  Ser inédito.

 1.2. O título deve estar em caixa alta, centralizado e em negrito no idioma do texto (português ou espanhol) e em inglês. Os artigos deverão conter resumo, em (português ou espanhol) e em inglês, contendo no máximo 1.000 caracteres com espaço, e por uma lista de três palavras-chave, em português ou espanhol e inglês, separadas por ponto.

 1.3. O texto deverá ter a extensão mínima de 10 e máxima de 20 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas. A página deverá ser em formato A4 com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm. O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deverá ser escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento 1,5, podendo ser escrito em português ou espanhol, em formato de arquivo Word for Windows.

 1.4. As citações no interior do texto deverão obedecer às seguintes normas:

 1.4.1. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem ser indicadas entre parênteses: sobrenome do autor com letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (FLECK, 2008, p. 11-14).

1.4.2. As citações a partir de quatro linhas devem ser em tamanho 11 pt, espaço simples, com recuo à direito de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima.

 1.4.3. Um autor (BOHN, 1999); dois autores (MOREIRA; ELMIR, 2010); três ou mais autores (SCHMITZ et al. 2009). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in;

1.5. As notas deverão estar no corpo do texto;

 1.6. Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). Também deverão ser enviados em arquivos compactados em formato zip ou rar, de modo a permitir reprodução direta;

 1.7. As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt como no modelo:

 1.7.1. Artigos periódicos: BRANDALISE, Carla; HARRES, Marluza Marques. Brizola e os comunistas: os Comandos Nacionalistas na conjuntura do golpe civil-militar de 1964. Antíteses, v.8, n.15 (especial), p. 178-202, 2015. 

 1.7.2. Artigos de publicações referentes a eventos: SCOTT, Ana Silvia Volpi. Uma proposta para o tratamento de fontes nominativas para o estudo da família: o exemplo dos registros paroquiais. In:XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade, 2007. São Leopoldo/RS.Anais… São Leopoldo/RS: ANPUH/ UNISINOS, 2007.

 1.7.3.1. Livros: ELMIR, Cláudio Pereira. A história devorada: No rastro dos crimes da Rua do Arvoredo. Porto Alegre: Escritos, 2004.

 1.7.3.2. Livros organizados: RAMÍREZ, Hernán (Org.). O neoliberalismo sul-americano em clave transnacional: enraizamento, apogeu e crise. São Leopoldo: Oikos, Editora Unisinos, 2013.

1.7.3.3. Livros em coautoria: MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; ELMIR, Cláudio Pereira. Odiosos Homicídios: O Processo 5616 e os crimes da Rua do Arvoredo. São Leopoldo: Oikos Editora / Editora UNISINOS, 2010.

Obs: Mais de três autores citar et al: 

1.7.4. Capítulos de livro:  RAMOS, Eloísa  Helena Capovilla da Luz; et al. Imigrantes em monumentos da gratidão às homenagens. In: MARTINEZ, Elda Evangelina González et al (Org.). História da imigração: possibilidades e escrita. São Leopoldo: Oikos, Editora UNISINOS, 2013, p.266-282.

1.7.5. Teses: MARTINS, Maria Cristina Bohn. A festa guarani nas reduções: perdas, permanências e recriação. Tese (Doutorado em História)- Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

1.7.6. Dissertações: SANTOS, Alba cristina Couto dos. As marcas de Amstad no Cooperativismo e no associativismo gaúcho: as rememorações da Associação Theodor Amstad e da Sicredi Pioneira. Dissertação (Mestrado em História)- Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

 1.7.7. Citações de sites: Disponível em: http:// ......, acesso em: dd/mm/aaaa.

 

INFORMES DE PESQUISA

Poderão submeter a esta seção alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu e doutores.

Leia o foco e escopo da RLAH no link de políticas de seção.

Os informes de pesquisa deverão resultar de uma investigação baseada em dados empíricos e com metodologia específica. Os informes parciais deverão obedecer à mesma formatação exigida no item “1” (Artigos) e concentrar-se entre 6.000 a 10.000 caracteres com espaço. Já os informes finais, atendidas as especificações do item “1”, deverão se limitar entre 15.000 a 20.000 caracteres com espaço.  

 

ENTREVISTAS

 Poderão submeter a esta seção alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu e doutores.

Leia o foco e escopo da RLAH no link de políticas de seção.

A Revista poderá publicar entrevistas realizadas com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático, com preferência para o tema proposto pelo Dossiê. As contribuições deverão conter na seguinte ordem: 1. Título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. Data e local da entrevista; 3. Identificação do entrevistado, com breve referência de informações biográficas e trajetória profissional; 4. O texto deverá concentrar-se entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaço, assim como obedecer às especificações gerais de formatação observadas no item “1” (Artigos).

 

DOCUMENTOS

Poderão submeter a esta seção alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu e doutores.

Leia o foco e escopo da RLAH no link de políticas de seção.

A seção destina-se a publicar transcrições comentadas de fontes documentais com significativa relevância para a temática abordada pelo dossiê. No caso de documentos na íntegra, as contribuições deverão observar os critérios e normativas da diplomática. Em ambos os casos, deverão conter uma apresentação geral da fonte, sua contextualização, possibilidades de uso e de enfoque, sua localização (país, cidade, instituição e fundo arquivístico), estado de conservação e deverão ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chave (português ou espanhol) e inglês. Os documentos poderão ser apresentados em (português ou espanhol).

 

RESENHAS

 

Poderão submeter a esta seção alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu e doutores.

Leia o foco e escopo da RLAH no link de políticas de seção.

As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 2 anos depois do lançamento da última edição) relacionada à área temática da Revista. Deverão ser elaboradas de modo impessoal, contendo posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância. Essas contribuições deverão obedecer às mesmas especificações/ orientações para os artigos e situar-se entre 6.000 a 10.000 caracteres com espaço. Os textos deverão conter a referência bibliográfica no início e, em folha precedida ao texto; se for o caso, título no idioma original da resenha (português ou espanhol) e em inglês, nome e dados profissionais (instituição e titulação), bem como endereço eletrônico (e-mail);

 

INICIAÇÃO À PESQUISA

 Este espaço é dedicado aos autores de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, para divulgação de monografias e resultados de trabalhos originais. Poderão publicar também, estudantes de graduação em História ou áreas afins que participam de projetos de pesquisas acadêmicas. 

Esta seção seguirá os mesmos procedimentos de submissão dos artigos, devendo o(s) autor(s), seguir suas diretrizes. 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores".    

  2. A contribuição é original e inédita e não foi submetida a outro periódico simultaneamente.
  3. O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word.    

  4. A identificação de autoria do trabalho submetido foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação por Pares Cega".

  5. O trabalho em coautoria não possui relação de orientação (de mestrado e doutorado) envolvida (atualizado em nov./2017). 

  6. Em caso de trabalho em coautoria, a titulação mínima é de estudante de pós-graduação strcito sensu e não mais que três autores; preferencialmente dois(atualizado em nov./2017).

  7. Em caso  de não cumprimento das normas, o trabalho será devolvido para o (s) autor(es).

 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelo (s) autor (es), dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. O (s) autor (es) declara que, em caso de aceitação do artigo, a Revista Latino-Americana de História passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a citação deste periódico como  meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e acadêmicas, desde que citada a RLAH como fonte. Informamos que a revista possui a licença Creative Commons Attribution 3.0 License de direitos autorais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 ©Todos os direitos reservados

 

C:\Users\Alba\Pictures\LOGO UNI.jpg

Indexadores:

 

DialnetLogo da biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud.

 

CAPESHomeBack to Home: Electronic Journals LibraryResultado de imagem para universitat de girona logoResultado de imagem para latinrevResultado de imagem para livre revista de livre acesso logo