RLAH

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

 

Revista dedicada à história latino-americana vista a partir de uma perspectiva multidisciplinar, com periodicidade semestral e eventual números especiais. Teve nas suas origens caráter binacional, contando como unidades associadas o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Brasil) e o Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL) da Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN, Argentina).  Atualmente é editada pelo primeiro em parceria eventual com outros altos centros de estudos.

Mediante a publicação de trabalhos acadêmicos voltados preferencialmente à história latino–americana, a revista proporciona o debate e o intercâmbio entre os pesquisadores da área,  num amplo espaço de difusão, que procura alargar suas fronteiras para além do âmbito nacional, com especial ênfase para os países da região platina.

Com esses objetivos, recebe para publicação, submetidos a Peer Review, trabalhos nos formatos de artigos, informes parciais de pesquisa, entrevistas, documentos, resenhas críticas e sínteses de pesquisa.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Artigos

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Resenhas

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Entrevistas

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Informes de Pesquisas

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Documentos

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

A publicação dos trabalhos está sujeita à aprovação prévia dos Editores da revista, após essa avaliação, eles serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas, dentre os membros do conselho consultivo ou convidados ad hoc pelo sistema double blind review. 

Os avaliadores não poderam estar incluídos numa relação de conflito de interesse, pois os quais avaliarão o mérito para publicação. Em caso de empate, o artigo será enviado a um terceiro avaliador com características similares às dos anteriores, que emitirá decisão definitiva.

A aceitação final dos artigos depende de:

a) recomendação dos pareceristas;

b) efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es), e;

c) aprovação final pela Equipe Editorial.

Os editores publicarão o trabalho aprovado de acordo com a oportnidade no período máximo de 24 meses.

Aqueles submetidos para dossiês que não tenham sido publicados, poderão ser na seção livre das edições subsequentes, no prazo máximo de 24 meses.

A resolução desta comissão contemplará cinco diferentes avaliações:
(1) Aceitar;
(2) Correções obrigatórias;
(3) Submeter novamente para avaliação;
(4) Enviar para outra revista;
(5) Rejeitar;
(6) Ver comentários.

 

 

 

Periodicidade

A Revista Latino-Americana de História é uma publicação Semestral, jan/jul e ago/dez.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Regimento da Revista

 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA LATINO-AMERICANA

REGIMENTO DA REVISTA LATINO-AMERICANA DE HISTÓRIA

 

 

 CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO

 

 Art. 1º - A Revista Latino-Americana de História é uma revista eletrônica organizada e administrada por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - PPGH-UNISINOS - em colaboração com profissionais oriundos de outros Programas de Pós-Graduação em História e com centros de pesquisa associados ao PPGH-UNISINOS.

 

CAPÍTULO II - OBJETIVOS

 

Art. 2º - A Revista Latino-Americana de História busca favorecer e estimular o diálogo intelectual mediante a publicação de trabalhos acadêmicos voltados ao tema da história latino-americana, proporcionando o intercâmbio e o debate entre os pesquisadores da área de seu enfoque temático na forma de Dossiês temáticos, Artigos livres, Resenhas de livros, Documentos, Informes de pesquisa e Entrevistas.

 

CAPÍTULO III - ADMINISTRAÇÃO

 

Art. 3º -  A administração da Revista Latino-Americana de História é constituída por dois editores (um docente e um discente do PPGH- UNISINOS); dois editores adjuntos (um docente que pode ser de outra instituição e um discente do PPGH - UNISINOS). Os discentes, preferivelmente doutorandos. E um Comitê Editorial composto por 8 membros do PPGH - UNISINOS, mestrandos e doutorandos.

§ 1º - O número de discentes deve, preferencialmente, contemplar, de forma equilibrada, os cursos de Mestrado e Doutorado e as linhas de pesquisa que subdividem o PPGH-UNISINOS.

§ 2º - Excepcionalmente para a primeira edição da revista, e os primeiros anos a Equipe e o Comitê Editorial será reduzido, constituído pelos estudantes do mestrado e do doutorado responsáveis pelo planejamento, execução e administração do periódico junto aos professores assessores, visando à consolidação da Revista Latino-Americana de História

§ 3º - Duas das 8 vagas poderão ser preenchidas por discentes de universidades conveniadas ao PPGH-UNISINOS e/ou outros Programas de Pós -Graduação.

Parágrafo único: Caso o Comitê Editorial não preencha as vagas destinadas aos discentes de outras universidades conveniadas, as vagas serão preenchidas com membros do PPGH-UNISINOS.

Art. 4º - Os integrantes do Comitê Editorial, assim como seus editores, permanecerão à frente da Revista Latino-Americana de História pelo período de um ano, prorrogável por mais um, ao cabo do qual uma nova equipe deve substituir seus membros mediante seleção por edital específico entre os docentes e discentes dos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.

§ 1º -  O mês de novembro será definido para término ou recondução pelo mesmo período para os editores.

§ 2º - Para os membros do Comitê Editorial, a definição será conforme a abertura de edital, pré-definido semestralmente, conforme a abertura de vagas.

Art. 5º - Os membros da Equipe Editorial que exercem a função de editor e editor adjunto poderão utilizar o termo em suas atividades acadêmicas e profissionais pelo tempo de vigência como membro do equipe.

§ 1º - Os membros do Comitê Editorial poderão utilizar o termo, "membro da equipe editorial" em suas atividades acadêmicas e profissionais pelo tempo de vigência como membro do equipe.

Art. 6º - A Revista Latino-Americana de História não terá ou realizará qualquer tipo de vínculos empregatícios com seus membros, sendo constituída como uma atividade de formação acadêmica, sem fins lucrativos.

 

CAPÍTULO IV- SELEÇÃO

 

Art. 7º - A seleção dos integrantes do Comitê Editorial se destinará aos discentes regularmente matriculados no PPGH-UNISINOS, respeitando:

§ 1º - Os editores e os adjuntos deverão lançar edital para novos membros, em período mínimo de 30 dias para seleção, e divulgá-lo amplamente entre docentes e discentes do PPGH-UNISINOS.

§ 2º - Os editores definirão os critérios de admissão ao comitê editorial com divulgação no edital de seleção.

§ 3ºº - Os professores interessados em integrar a Revista Latino Americana de História como editores deverão comunicar seu interesse ao coordenador (a) do PPGH-UNISINOS e ao colegiado. Caso haja interesse de mais de um professor, o colegiado deverá expressar sua opinião/indicação do professor editor. O docente escolhido deverá respeitar as regras de temporalidade vigentes. Os alunos de doutorado interessados em integrar os cargos de editores (gerente e adjunto) deverão manifestar seu interesse aos editores gerentes e coordenação do PPGH, preferencialmente ter sido membro do comitê editorial desta revista. Caso haja interesse de mais de um candidato levar-se-á os nomes ao Colegiado.

§ 4º - As vagas reservadas aos discentes de Programa de Pós-Graduação em História conveniado ao PPGH-UNISINOS serão preenchidas mediante seleção interna da instituição, com critérios definidos internamente, e ratificada pela coordenação do Programa.

§ 5º - Os membros selecionados deverão ter seus nomes divulgados de forma ampla entre os corpos docentes e discentes.

§ 6º - Não são (re) elegíveis discentes no último ano de Mestrado e de Doutorado, salvo o não preenchimento do número de vagas.

 

CAPÍTULO V- ATRIBUIÇÕES GERAIS

 

Art. 8º - São atribuições dos Editores

§1º - Definir as estratégias financeiras da Revista Latino-Americana de História.

§2º - Convidar membros para compor o Conselho Consultivo.

§3º - Realizar no mínimo 2 reuniões anuais presenciais com o Comitê Editorial.

§4º - Elaborar, encaminhar e divulgar editais para chamada de trabalhos.

§5º - Respeitar as normas de publicação estipuladas para a publicação.

§6º - Receber os trabalhos e encaminhá-los ao Comitê Editorial.

§7º - Encomendar artigos, resenhas, entrevistas, tradução de artigos e transcrição/tradução de fontes com comentários.

§8º - Encarregar-se das atividades referentes à produção gráfica e à editoração dos textos.

§9º - Zelar pela periodicidade da publicação.

§10º - Propor mudanças no Regimento da Revista Latino-Americana de História.

§11º - Deliberar a respeito dos casos não previstos neste Regimento.

§12º - Elaborar, encaminhar e divulgar editais de seleção de novos membros para o Comitê Editorial, divulgando 30 dias antes, aos discentes e ao Colegiado de Professores do PPGH-UNISINOS.

§13º - Elaborar, encaminhar e divulgar no mínimo um edital de seleção de novos membros para Comitê Editorial por biênio.

§ 14º - Elaborar e encaminhar ao Comitê Editorial atestado de colaboração aos pareceristas com assinatura do (s) editor (es) gerente (s).

Parágrafo único: É vetado aos membros do Comitê Editorial e Editores a publicação na Revista Latino-Americana de História nas seções de Dossiê Temático e Artigo Livre, exceto em Edições Especiais. (RC). Redação complementar dada pelo Conselho Editorial em 24/01/2012.

Art.  9º -  Atribuições do Comitê Editorial:

§1º -  Respeitar as normas de publicação estipuladas para a publicação.

§2º - Receber os trabalhos encaminhados pelos editores.

§3º - Encaminhar os trabalhos recebidos para avaliação dos pares.

§4º - Registrar e comunicar a decisão dos trabalhos recebidos, conforme a avaliação pelos pares: "Aceitar; Correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Enviar para outra revista; Rejeitar", aos seus proponentes, conforme previsto no conjunto de normas da Revista Latino-Americana de História.

§ 5º Encaminhar o atestado de colaborador ao parecerista, assim que ele concluir a avaliação do trabalho.

 

CAPÍTULO VI- ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS

 

Art. 10º - O coordenador/a do PPGH-UNISINOS ao final do período de atividades dos discentes e docentes na Revista Latino-Americana de História deverá emitir atestado de Membro do Conselho Editorial, especificando o período.

Art. 11º - Todos os membros do Comitê Editorial terão peso igual nos votos das decisões, respeitando a proporção indicada no Capítulo X do Regimento da Revista Latino-Americana de História.

Art. 12º - É atribuição do Conselho Consultivo avaliar os textos propostos e emitir pareceres de acordo com o que é estabelecido pela Revista Latino-Americana de História: "Aceitar; Correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Enviar para outra revista; Rejeitar".

 

CAPÍTULO VII - SEÇÕES

 

Art. 13º - A Revista Latino-Americana de História pauta-se pelas linhas de pesquisa do PPGH-UNISINOS, estando dividida nas seguintes seções:

§ 1º -  Dossiê Temático: Sempre que possível, a publicação será norteada por dossiê temático a ser definido pela Equipe Editorial e de acordo com a qual os artigos, resenhas e demais trabalhos propostos, preferencialmente, deverão estar relacionados. Os dossiês deverão ter coordenadores especialistas no tema proposto, podendo ser de outras IES.

§ 2º - Artigo livre: Espaço dedicado à publicação de trabalhos conclusos ou com conclusões parciais sob forma de artigo, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica. Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros (publicados ou no prelo). É necessário que os artigos correspondam às linhas de pesquisa ou atendam a quaisquer demandas da Revista publicadas em edital.

§ 3º - Resenhas: As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 2 anos depois do lançamento da última edição) relacionada à área temática da Revista.

§ 4º - Informes de pesquisa: Os informes de pesquisa deverão resultar de investigações baseadas em dados empíricos e com metodologia específica.

§ 5º - Entrevistas: A Revista poderá publicar entrevistas realizadas com autores/pesquisadores que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático.

§ 6º - Documentos: A seção destina-se a publicar transcrições comentadas de fontes documentais com significativa relevância.

§ 7º - Tradução: Espaço da Revista no qual serão publicadas traduções de artigos ou capítulos de livros editados em língua estrangeira, desde que tomadas todas as providências necessárias no que diz respeito a direitos autorais e demais questões legais implicadas nesse caso.

 

CAPÍTULO VIII - AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

 

Art. 14º - Os artigos propostos serão avaliados primeiramente pelos Editores, quanto às normas de publicação, e depois pelo Conselho Consultivo, quanto ao conteúdo.

Art. 15º - O Conselho Consultivo é composto por, no mínimo, vinte professores doutores, vinculados a instituições de ensino superior e/ou de pesquisa.

Art. 16º - A publicação dos trabalhos está sujeita à aprovação prévia da Equipe Editorial, após o que, eles serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas, membros do Conselho Consultivo e/ou ad hoc pelo sistema double blind review. Havendo discordância entre eles, os trabalhos serão encaminhados a um terceiro. A aceitação final dos artigos dependerá de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final pela Equipe Editorial.

Parágrafo único: A adequação dos artigos às normas de publicação e ortográfico/gramaticais é de responsabilidades dos autores e a Revista Latino-Americana de História não se responsabiliza por elas.

Art. 17º - Aos proponentes, cujos trabalhos receberam parecer "desfavorável", não caberá nenhum tipo de recurso.

Art. 18º - As resenhas não serão submetidas aos pareceristas, exceto quando tiverem como foco livros que tratam de assuntos demasiadamente específicos. Nesses casos, elas poderão ser avaliadas por professor membro do Conselho Consultivo que tenha conhecimento e/ou familiaridade com o tema ou por consultores ad hoc. Em todo caso, elas serão avaliadas pelos editores.

 

CAPÍTULO IX - PUBLICAÇÃO

 

Art. 19º - A Revista Latino-Americana de História publica:

§ 1º - Um número por semestre.

§ 2º - Números especiais.

Art. 20º - O sítio da Revista Latino-Americana de História é atualizado periodicamente pelos editores.

 

CAPÍTULO X - ALTERAÇÃO NO REGIMENTO

 

Art. 21º - Toda e qualquer alteração no Regimento só poderá ser efetivada mediante a convocação de reunião da Equipe Editorial, a presença de pelo menos 2/3 de seus membros e a aprovação da modificação em questão só se realizará por maioria simples (50% + 1).

 

São Leopoldo, 08 de Dezembro de 2015

 

 

 

Indexação e Base de Dados

Latindex

Public Knowledge Projec

Sumários de Revistas Brasileiras

Sumários da Biblioteca Digital do Tribunal Superior Eleitoral

https://dialnet.unirioja.es/

https://www.udg.edu/ca/estructura/serveis/servei?ID=81

Periódicos Capes

http://miar.ub.edu/issn/2238-0620

https://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/index.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=de

https://portal.issn.org/resource/ISSN/2238-0620

http://flacso.org.ar/latinrev/

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

 

 

 

 

Responsabilidade ideológica

Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Latino-Americana de História ou do Programa de Pós-Graduação em História da UNISINOS.

 

 

Aos Coordenadores de dossiê


 Poderão ser proponentes de dossiê um ou mais professores doutores, de instituições diferentes, nacionais ou internacionais.

Atribuições dos coordenador (es):
1  Elaborar uma ementa com título sobre o tema a ser proposto, vinculado ao escopo da revista.

2 Estarão encarregados de divulgar a proposta, junto com a RLAH e receber as colaborações, mediante chamada pública e/ou convite.

3.Analisar a pertinência da submissão ao dossiê.

4.Deverão,  quando necessário, sugerir pareceristas ad roc.

5. Podem convidar,  em diálogo com a Revista, um autor doutor,  preferencialmente de âmbito internacional, para publicação destacada no dossiê.      



Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 ©Todos os direitos reservados

 

C:\Users\Alba\Pictures\LOGO UNI.jpg

Indexadores:

 

DialnetLogo da biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud.

 

CAPESHomeBack to Home: Electronic Journals LibraryResultado de imagem para universitat de girona logoResultado de imagem para latinrevResultado de imagem para livre revista de livre acesso logo