RLAH

Revista Latino-Americana de História- UNISINOS

A Revista é dedicada à história latino-americana vista a partir de uma perspectiva multidisciplinar, com periodicidade semestral e eventual números especiais. Recebe para publicação trabalhos, submetidos a Peer Review, nos formatos de artigos, informes parciais de pesquisa, entrevistas, documentos, resenhas críticas e sínteses de pesquisa.

ISSN 2238-0620

Qualis Capes  (2013-2016)
B3 em  História e  Interdisciplinaridade
B2 em Ensino

Notícias

 

Chamada de artigo

 

Dossiê: As diversas faces da pobreza: histórias dos pobres na longa duração 

Prorrogado até 27 de março de 2020

Os organizadores Daiane Silveira Rossi (COC-FIOCRUZ) e Jonathan Fachini da Silva (CLFD-UFPel) convidam para publicação no dossiê "As diversas faces da pobreza: histórias dos pobres na longa duração".

A submissão deve ser feita no site até a data limite de 20 de março de 2020. Os artigos devem ser inseridos na seção "dossiê", respeitando as normas da revista.

A pobreza, enquanto mote de pesquisa, há algum tempo despertou interesse de um público amplo, bem como de historiadores e historiadoras. O pioneiro estudo de Stuart Woolf já encarava a pobreza como um tema global, visto que eram os mecanismos que controlavam ou assistiam as camadas pobres da população que variavam conforme o contexto e o local de análise. Desde fins da Idade Média até a consolidação dos Estados modernos, os pobres se relacionavam a instituições que promoviam a assistência e a prática cristã da caridade ou, posteriormente, a filantropia governativa. Controlar este setor da população significava controlar a ordem pública, visto que eram essas lógicas que estavam por traz de muitas dessas instituições ou políticas estatais. Uma das questões centrais em torno dela vieram em mudanças recentes e alteraram as perspectivas em relação à temática, pesquisas em âmbito da história social deixaram de relacionar esse grupo como uma massa amorfa diluída num contexto de marginalidade social. Atualmente, pesquisas têm tratado o pobre como um ator social, que pertence a um grupo, família, com nome e atribuições, ou seja, que interage com o sistema social ao qual pertence através de práticas e estratégias de sobrevivência. O presente dossiê, nesse sentido, visa reunir estudos que abordam esses sujeitos da história em diferentes tempos e espaços, e como se articularam em seus contextos específicos. Sendo assim, mais do que identificar quem é o pobre, trata-se de identificá-lo como ator social que interage e mobiliza recursos para sua sobrevivência, de seu lar ou comunidade. Nesse sentido, investigações envolvendo problemáticas em torno de práticas sociais e culturais, dos mundos do trabalho e das relações de gênero e raça voltados à análise da pobreza também serão aceitas.   

 

 
Publicado: 2020-01-27 Mais...
 

Chamada de artigos

 

Dossiê: Alimentação: história, cultura e patrimônio

Os organizadores Deise Cristina Schell (UNISINOS) e Everton Luiz Simon (UNISC) convidam para publicação no Dossiê "Alimentação: história, cultura e patrimônio" artigos de investigadoras e investigadores do campo dos estudos da alimentação, especialmente aqueles focalizados na perspectiva da história e do patrimônio cultural. A submissão deve ser feita diretamente no site até o dia 01 de setembro de 2019, observando-se as diretrizes para autores e os itens de verificação para submissão de originais. 
É notável que as discussões em torno dos hábitos e das culturas alimentares têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade e na academia, sendo a história e a memória em torno da mesa e da comida temáticas que aparecem em diversos contextos e diversas narrativas. Neste sentido, interessa-nos reunir no presente dossiê os trabalhos que dialoguem com as várias possibilidades de abordagens que se apresentam para os estudos de pesquisadoras e pesquisadores da alimentação: as práticas, as representações, os imaginários, as sensibilidades e as sociabilidades; os intercâmbios culturais; a construção das cozinhas nacionais e regionais; a memória e a patrimonialização; as questões de gênero, classe e raça; a constituição do discurso e do campo da gastronomia, entre outras.

 
Publicado: 2019-07-12 Mais...
 

Chamada de artigos

 

Dossiê: As cidades entre a memória, o imaginário e o patrimônio

Os organizadores Dr. Eduardo Roberto Jordão Knack (UFPel) e Dra. Mariana Couto Gonçalves (Unisinos), convidam para publicação de artigos no Dossiê. A submissão deve ser feita diretamente no site até o dia 28/02/2019, observando-se as diretrizes para autores e os itens de verificação para submissão de originais.

O presente dossiê visa reunir artigos que versem sobre múltiplos olhares acerca das cidades, especialmente àqueles que almejam desvendar as (re)construções, tensões, disputas e diálogos envolvendo as representações memoriais no espaço urbano. Nesse sentido, interessam os trabalhos que debatem processos de patrimonialização, os monumentos, a toponímia, a modernização, entre outras formas que legitimam a memória de determinados sujeitos e/ou grupos sociais no ambiente citadino, sem perder a dimensão do esquecimento que envolve essas afirmações. Ademais, no escopo das representações, são pertinentes as pesquisas que abordam diferentes recortes, como cidades em espaços midiáticos e literários, a construção de visualidades urbanas, adentrando imagens em suas mais variadas maneiras, a dimensão dos imaginários urbanos percebidos em diferentes fontes de pesquisa, que vão desde documentos oficiais – leis, códigos de postura, planos diretores, entre outros – até fontes próprias de uma história cultural do urbano, incluindo literatura, arte, cotidiano, mentalidades, etc.


 
Publicado: 2019-01-04 Mais...
 
Mais Notícias...

Vol.8 . No 22 (2019): Alimentação: História, Cultura e Patrimônio


Capa da revista


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 ©Todos os direitos reservados

 

C:\Users\Alba\Pictures\LOGO UNI.jpg

Indexadores:

 

DialnetLogo da biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud.

 

CAPESHomeBack to Home: Electronic Journals LibraryResultado de imagem para universitat de girona logoResultado de imagem para latinrevResultado de imagem para livre revista de livre acesso logo